domingo, 8 de janeiro de 2012

CELEBRAÇÃO PELO DIA DO CRISTÃO LEIGO E LEIGA - DIA 19/11/2011

CELEBRAÇÃO PELO DIA DO CRISTÃO LEIGO E LEIGA - DIA 19/11/2011
Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Catedral
Data: 03/11/2011 - 14:42H
Aos Presbíteros,
Coordenadores Paroquiais de Pastoral,
Coordenadores de Comunidades,
Coordenadores e Membros de Pastorais, Movimentos e Serviços em Nível Arquidiocesano e Paroquial,
Membros dos Grupos de Reflexão,
Religiosos e Religiosas
E a todo Povo de Deus,
Tema: Discípulo Missionário, Herdeiro de uma caminhada

O mês missionário é marcado pelas festas de Nossa Senhora, sob tantos títulos (Aparecida, Nazaré, Rosário). Ela, que conservava todos os acontecimentos e palavras referentes ao seu filho Jesus, meditando-os no seu coração (Lc 2,19), é modelo de discípula missionária.
Estamos em plena Campanha Missionária, vivenciando uma jornada de fé, uma festa de solidariedade em favor da missão universal da Igreja. De fato, este mês é para os cristãos de todo o mundo um renovado convite para agradecer a Deus o dom da fé e um apelo à corresponsabilidade na evangelização hoje e sempre, aqui e em todo o mundo.
“Os cristãos Leigos são homens e mulheres da Igreja no coração do mundo, homens e mulheres do mundo no coração da Igreja” (DAp 210).
A Arquidiocese de Porto Velho reúne os leigos engajados nas comunidades, pastorais, movimentos e serviços, presbíteros e religiosos, para, em comunhão com seu bispo, reafirmarmos nossa fé e pertença eclesial e renovarmos nossos compromissos de discípulos missionários.
João Paulo II dizia-nos “a Evangelização do Continente não pode realizar-se hoje sem a colaboração dos fiéis leigos” (EAm 44). O Documento de Aparecida retoma e reafirma as posições do Concílio Vaticano II de que os Leigos são membros efetivos do Povo de Deus e são Igreja.
Duas são as dimensões da vocação laical: em uma os Leigos são chamados a exercerem diversas ações na comunidade eclesial e em diferentes formas de apostolado. Devem dar seu testemunho de vida e assumir diversos ministérios e serviços na evangelização, na catequese, na animação de comunidades, na liturgia, dentre outros (DAp 211). A outra dimensão é a de atuar no mundo, “a vinha do Senhor”, com a tarefa de ser fermento, sal e luz seja pelo testemunho seja pela ação transformadora na construção da sociedade justa e solidária, conforme os critérios evangélicos. Essa missão específica deve ser vivenciada pelos leigos na política, na realidade social, na economia, nos meios de comunicação, nos sindicatos, no mundo do trabalho urbano e rural, na cultura, na família e em tantas outras realidades (D. José Luiz Bertanha). (EN 70; DAp 210).
Para realizar sua missão com competência e responsabilidade, os leigos “necessitam de sólida formação doutrinal, pastoral, espiritual e adequado acompanhamento para darem testemunho de Jesus Cristo e dos valores do Reino na vida social, econômica, política e cultural” (DAp 212).
O protagonismo dos leigos está presente na caminhada da Igreja através de todos os seus fiéis e de suas lideranças que promovem e levam à frente a tarefa da evangelização sempre em união com seus pastores.
A experiência vivida na Festa do Leigo de 2010 realizada no Ginásio do OSEM nos motiva a mais uma vez nos encontrarmos e celebrarmos este grande dia. Portanto, convidem todas as forças vivas de nossas comunidades, venham em caravanas, tragam faixas e bandeiras. “Pois a principal manifestação da Igreja se realiza na plena e ativa participação de todo Povo de Deus, na mesma Eucaristia numa única oração junto a um só altar presidido pelo bispo, cercado de seus presbíteros” (SC 41).
DATA: 19 de novembro de 2011
LOCAL: Auditório da Catedral Sagrado Coração de Jesus
HORÁRIO: 17 horas
Porto Velho, 07 de Outubro de 2011
(Festa de Nossa Senhora do Rosário)
Dom Moacyr Grechi
Arcebispo de Porto Velho
Fonte: www.arquidiocesedeportovelho.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário