sábado, 25 de fevereiro de 2012

Jacó emigra para o Egito

Jacó emigra para o Egito

Fonte: Lista Exsurge Domini
Autor: John Nascimento
Transmissão: Rogério Hirota


Tal como tinha acontecido a Abraão, a quando da promessa da Aliança, (Gn,15,1), tanbém agora, Deus falou a Jacob numa visão, quando já ia a caminho do Egipto, como nos conta a Bíblia no Capítulo 46 do Génesis :


“Israel partiu com tudo o que lhe pertencia e chegou a Barsabé, onde imolou vítimas ao Deus de seu pai Isaac. Deus falou a Israel numa visão durante a noite e disse-lhe :

Jacob ! Jacob !

E ele respondeu : Eis-me aqui !

E Deus prosseguiu :

Eu sou o Senhor, Deus de teu pai : não hesites em descer ao Egipto, porque tornar-te-ei ali uma grande nação. Eu mesmo descerei contigo ao Egipto ; e Eu mesmo far-te-ei voltar de lá ; e será José quem te fechará os olhos.

Jacob partiu de Bersabé. Os filhos de Israel fizeram subir Jacob, seu pai, assim como as suas mulheres e os seus filhos, para os carros enviados pelo Faraó para os levar.

Tomaram os seus rebanhos e os bens que havian adquirido no país de Canaã e foram para o Egipto, Jacob e toda a sua família : os seus filhos e os seus netos, as suas filhas e as suas netas e toda a sua descendência, acompanharam-no para o Egipto”.

Seguem-se os nomes de todas as pessoas que sairam de Canaã com Jacob e da família José que já viviam no Egipto. E a seguir, continua ao texto :

“E todas as pessoas da família de Jacob e descendentes dele, que entraram no Egipto, além das mulheres dos filhos de Jacob, foram ao todo sessenta e seis pessoas.

Depois os filhos de José, que nasceram no Egipto : duas pessoas.

Total dos indivíduos da casa de Jacob que se encontraram reunidos no Egipto : Setenta pessoas”.

Encontro com José.

Jacob mandara Judá adiante encontrar-se com José, para que este preparasse a sua entrada em Gessen.

Quando chegaram ali, José mandou atrelar o seu carro e foi a Gessen, ao encontro de seu pai.

Ao vê-lo, lançou-se-lhe ao pescoço e chorou durante muito tempo entre os seus braços..

E Israel disse a José :

Agora posso morrer, pois vi o teu rosto e ainda vives.

José disse aos irmãos e à família de seu pai :

Vou regressar, a fim de informar o Faraó ; dir-lhe-ei : -Meus irmãos e toda a família de meu pai, que viviam no país de Canaã, vieram para junto de mim. Esses homens são pastores de rebanhos, pois possuem gado ; trouxeram o seu gado miúdo e graúdo e tudo o que possuíam.

Agora, quando o Faraó vos mandar chamar e disser : Em que vos ocupais ? Respondereis : Os teus servos dedicam-se ao gado desde a sua juventude até ao presente, assim como os nossos pais.

Desta forma, podereis viver na província de Gessen, porque os egípcios abominam todos os pastores de gado miúdo.

Portanto, a família de Jacob, que se encontrava no Egipto, era constituída por 70 membros, isto é, 67 chegados recentemente ao país do Faraó, com Jacob à frente, e mais 3 já radicados no Egipto : José e os seus dois filhos Manassés e Efraim.

José cumpre assim um acto de cortesia para com o Faraó e prepara o terreno para conseguir que sua família se estabeleça em gessen.
Fonte: Exsurge Domini

Nenhum comentário:

Postar um comentário