Uma Nova Aliança
Fonte: Lista Exsurge Domini
Autor: John Nascimento
Transmissão: Rogério Hirota
“Dias virão, em que firmarei nova Aliança com as casas de Israel e de judá”. (Jer,31,31).
Jeremias aparece muitas vezes a desempenhar uma figura importante no crescimento das Escrituras.
Todavia Jeremias não foi necessariamente um grande crente na crescente importância da Lei escrita dentro do Judaísmo.
Jeremias foi testemunha da reforma do Rei Josias, baseada no livro da Lei encontrado no Templo.
O profeta começou por louvar, isto é, dar as boas vindas à reforma, convidando todos os de Judá a “ouvirem as palavras desta Aliança e a obedecer-lhes”. :
- “O Senhor disse-me “Anuncia todas estas palavras nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, dizendo : Ouvi as palavras desta Aliança e executai-a”.(Jer.11,6).
Logo que ele viu que a reforma de Josias se centrava na Lei, duvidou da verdade e mudou o seu pensamento no meio do povo de Deus.
A complacência a respeito da Lei escrita podia eventualmente levar o povo a não ouvir e a não aceitar a palavra profética de Deus.
- “Como podeis dizer : Somos sábios, e a lei do Senhor está connosco? Na verdade, o cálamo mentiroso dos vossos escribas transformou a lei em mentira. Os sábios consternados e confundidos, ficarão cobertos de vergonha, por terem rejeitado a palavra do Senhor”.(Jer.8,8-9).
Mas uma das grandes profecias de Jeremias, aponta para uma nova e futura Aliança.
Ela não será escrita em tábuas de pedra ou nos rolos da lei, mas verdadeiramente nos corações do povo de Deus.
Os escribas e os sábios não necessitam de eleborar esta nova Aliança, porque ela há-de trazer o conhecimento de Deus até ao último do seu povo.
A profecia de Jeremias aponta para nós desde o Antigo Testamento até ao Novo, para a vinda de Alguém que Ele mesmo será a Palavra de Deus.
- “Esta será a Aliança que farei com a casa de Israeel : Imprimirei a Minha Lei, gravá-la-ei no seu coração. Serei o seu Deus e Israel será o Meu Povo”.(Jer.31.33).
Esta profecia de Jeremias deve corresponder à nossa Aliança com Deus, que deve também estar escrita no nosso coração, para nos sentirmos confortados com a Sua presença.
E se o não for, devemos empregar todo o nosso esforço para que esta nossa Aliança com Deus seja uma realidade.
Fonte: Exsurge Domini
Nenhum comentário:
Postar um comentário