domingo, 18 de março de 2012

FSSPX em Roma. Novo Prefeito para o Santo Ofício depois da Páscoa.

FSSPX em Roma. Novo Prefeito para o Santo Ofício depois da Páscoa.

Fratres in Unum.com | Segundo informações de Kreuz.net, amanhã, sábado, haverá um novo encontro entre o Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal São Pio X e a Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma. Espera-se que a Santa Sé dê sua resposta à reação da Fraternidade ao preâmbulo doutrinal de setembro de 2011. Dom Bernard Fellay, Superior da Fraternidade, afirmou, nas últimas semanas, que a proposta de Roma já havia mudado e não era mais a mesma apresentada no famoso preâmbulo. No entanto, quem se encontrou com ele há poucos dias afirma ter visto o bispo apreensivo sobre qual poderia ser a decisão do antigo Santo Ofício.

Enquanto isso, espera-se para depois da Páscoa a nomeação de um novo Prefeito para a Congregação para a Doutrina da Fé, em substituição a Dom William Levada, que apresentou sua renúncia por atingir os 75 anos . O nome mais cotado permanece sendo o do alemão Dom Gerhard Ludwig Müller, bispo de Regensburgo. O prelado, que não esconde sua admiração pela Teologia da Libertação “moderada” de Gustavo Gutierrez, não é bem visto pelo mundo tradicionalista.

Na efervescência do período que seguiu o levantamento das excomunhões dos bispos da Fraternidade São Pio X, Dom Müller reprovou a atitude de teólogos que pediram a Bento XVI fidelidade ao Vaticano II. Inicialmente, Sua Excelência exigiu deles uma clara profissão de fé, mas acabou sendo demovido. Na mesma época, após protestar contra as ordenações da FSSPX no seminário de Zaitzkofen, recebeu em seu palácio episcopal o Padre Franz Schmiberger, superior do distrito alemão da FSSPX, para tratar do assunto; não obstante, ao mesmo tempo contribuiu para um livro fortemente contrário à FSSPX, de autoria de um professor emérito de teologia dogmática da faculdade de Regensburgo.

Nas últimas semanas, ganhou força o rumor de que o Papa prefere que o cargo permaneça com um anglófono. E aparece então o nome do Cardeal Raymond Leo Burke, Prefeito da Assinatura Apostólica, cuja chefia costuma servir de trampolim para cargos mais elevados na Cúria Romana. A formação de Burke seria o maior obstáculo; doutor em Direito Canônico, a Congregação para a Doutrina da Fé costuma ter Teólogos em seu comando.
Fonte: Frates in Unum

Nenhum comentário:

Postar um comentário