Perga
Fonte: Lista Exsurge Domini
Autor: John Nascimento
Transmissão: Rogério Hirota (SacroSancttus)
Perga, era a capital da então região da Panfília, que é a moderna Província de Antalia, no Sudoeste Mediterrâneo, na costa da Turquia.
Hoje é um grande lugar de antigas ruínas a 15 quilómetros a Leste de Antalia, onde há uma acrópole datada da Era do Bronze.
Historia
No século XII a. C. tinha havido uma grande onda de emigração de gregos do norte da Anatólia (moderna turquia) para a costa do Mediterrâneo.
Muitos fixaram-se imediatamente na área Sudeste da moderna Antália, que ficou a ser conhecida como Panfília (que significa terra das tribos)
Quatro grandes cidades se formaram nesta região : Perga, Silion, Aspendos e Side.
Perga foi fundada cerca do ano 1000 a. C. e ocupa 20 km da ilha.
Foi fortalecida , por medidas defensivas para evitar os piratas terroristas do Mediterrâneo.
Em 546 a. C. os Persas atacaram as forças locais e ganharam o controlo da região
Duzentos anos mais tarde, em 333 a. C. o exército de Alexandre Magno chegaram a Perga, durante a sua campanha para conquistar a Pérsia.
Os habitantes de Perga enviaram emissários para conduzirem o exército para dentro da cidade.
Alexandre foi seguido pelo império do Seleucidas, cujo mais célebre ancião que lá vivia, o matemático Apolónio, (292 b.C – 190 b.C.) ali viveu e trabalhou.
Apolónio era um discípulo de Arquimedes e escreveu uma série de oito livros para descrever a família das curvas, conhecidas como secções cónicas, compreendendo o cículo, a elipse, a parábola e a hipérbole.
O domínio romano começou em188 a. C. e a maior parte das ruínas existentes datam desse período.
Depois do colapso do Império Romano, Perga permaneceu desabitada até ao tempo de Seljuk, antes de ser gradualmente abandonada.
Ruínas
Perga é actualmente um lugar arqueológico e a maior atracção turística.
A antiga Perga, uma das principiais cidades da Panfília, estava situada entre os rios Catarrhactes e Cesrus, 60 estádios de distância da foz deste último rio, um lugar que na moderna Turquia, se chama Murtana, um tributário de Cestrus, e vilaiet de Koniah no Ottoman.
As suas ruínas incluem um teatro, a palaestra, o templo de Artemis e duas igrejas.
O mais famoso templo de Artemis está fora dos muros da cidade.
Dois guias contam a história de que Perga foi o berço da cerveja, alegadamente descoberta por acaso, mas recentes encontros da Faraónica cerveja, antecederam largamente a cidade.
História Eclesiástica
Outras figuras históricas notáveis que visitaram Perga duas vezes são S. Paulo e seu companheiro S Barnabé, como nos contam os Actos dos Apóstolos, durante a sua 1ª Viagem Apostólica, onde pregaram a Palavra de Deus, antes de sairem de Atália , a 15 quilómetros de Antioquia :
- “A seguir, atravessaram a Pisídia, chegaram a Panfília e depois de anunciarem a palavra em Perga, desceram a Atália”.(Act.14,24-25).
Perga permanece uma Sé titula da Igreja Católica Romana na antiga província da Panfília.
Foi rem Perga que João Marcos deixou S. Paulo e voltou para Jerusalém.
Fonte: Exsurge Domini
Nenhum comentário:
Postar um comentário