domingo, 1 de abril de 2012
Retiro missionário reúne 1,3 mil pessoas na diocese paranaense de Umuarama
Retiro missionário reúne 1,3 mil pessoas na diocese paranaense de Umuarama
Umuarama (Quinta-Feira, 29/03/2012, Gaudium Press) A Diocese de Umuarama, no Estado do Paraná, promoveu nos dias 24 e 25 deste mês, o 2º Retiro Missionário Diocesano, com a presença do animador das Santas Missões Populares, padre Luis Mosconi de Belém, no Pará, que coordena encontros missionários por todo o Brasil e América Latina. O evento abordou o tema: "Convicção no segmento a Jesus Cristo".
De acordo com a assessoria de comunicação diocesana, o retiro contou com a participação de aproximadamente 1,3 mil pessoas, que estavam representando as 42 paróquias de Umuarama. Padre Mosconi, aprofundou a temática proposta no Evangelho do ano litúrgico, o Evangelho Segundo Marcos, e trabalhou ainda o conteúdo do processo das Santas Missões Populares, destacando as etapas e os blocos de atividades abordados em seu livro "Uma experiência de evangelização voltada para o povo".
O encerramento do encontro aconteceu com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano, dom João Mamede Filho, que incentivou todos a se deixarem seduzir pelo Cristo, e se disporem com determinação às Santas Missões Populares. Ao final da celebração, os missionários foram enviados para que assumam com convicção as atividades missionárias em suas paróquias, em preparação aos Retiros Missionários Paroquiais.
Com a finalidade de capacitar os missionários das equipes paroquiais da diocese de Umuarama, a fim de que sejam multiplicadores da proposta e experiência nas comunidades da região, o retiro missionário contou com a presença e participação de padres, diáconos, religiosos, religiosas, do Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, padre Wilson Alexandre Pintenho, do Vigário Geral da diocese, Assessor das CEBs e Assessor do Projeto Ame, padre Edivaldo Lopes Farias.
Santas Missões Populares
As Santas Missões Populares são uma sacudida especial, pois com o com o passar do tempo, nossa vida pessoal pode se tornar bastante rotineira, repetida, acomodada, sem asas, sem convicções profundas, amarrada e cansada. Corremos o perigo de jogar no lixo o dom precioso da vida. Nossas comunidades cristãs também correm perigo: tudo repetido, sem novidade, meio apagado, sem ardor missionário.
As SMPs são ainda um tempo especial de evangelização intensiva e extensiva, com iniciativas e prazos marcados. O testemunho e o anuncio do Evangelho de Jesus vão estar em primeiro lugar. É também um grande retiro espiritual popular, que tem a ver com o sentido da vida, um retiro que irá marcar o tempo que virá depois, sem com isso desconhecer o positivo que havia antes, além de ser um tempo especial para cultivar entre nós relações pessoais, bem sinceras, verdadeiras e solidárias.
Fonte: Gaudium Press
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário