Israel no país do Egito
Fonte: Lista Exsurge Domini
Autor: John Nascimento
Transmissão: Rogério Hirota
Israel estabeleceu-se então no país do Egipto, adquiriu propriedades e multiplicou-se extraordinariamente e Jacob viveu 147 anos.
Quando viu que os seus dias se aproximavam do fim, chamou José, deu-lhe os seus conselhos e por fim pediu-lhe que, depois da sua morte, o levasse para ser sepultado fora do Egipto, na terra de Canaã, que Deus tinha prometido à sua descendência.
José prometeu cumprir a vontade de seu pai.
Depois da sua morte, José tratou de todos os preparativos necessários e fez transportar o corpo de seu pai para as terras de Canaã, conforme lhe tinha prometido.
- “Depois de sepultar seu pai, José voltou para o Egipto com os seus irmãos e com todos os que os tinham acompanhado a fim de sepultar seu pai”.(Gn.50,14).
Todavia, os irmãos de José, conscientes e arrependidos do procedimento que tinham tido para com seu irmão e com receio de represálias, tomaram as suas resoluções, conforme nos conta ainda o Génesis :
«Ora, os irmãos de José, considerando que seu pai estava morto disseram uns aos outros : “E se José nos guarda rancor ? Se vai pagar-se de todo o mal que lhe fizemos sofrer?” Mandaram então dizer a José o seguinte : “Teu pai ordenou-nos antes da sua morte “Falai assim a José : Perdoa, por favor, o seu erro aos servos do Deus de teu pai” ! E José chorou quando lhe falaram assim.
Depois os seus irmãos vieram, eles mesmos cair a seu pés, dizendo : “Estamos prontos a tornar-nos teus escravos”.
José respondeu-lhes :
“Não temais; estou eu no lugar de Deus ? Meditastes contra mim o mal : Deus aproveitou-o para o bem a fim de que acontecesse o que hoje aconteceu e um povo numeroso foi salvo. Não receeis, então : cuidarei de vós e das vossas famílias”.
Tranquilizou-os e falou-lhes ao coração.(Gn.50,15-21).
José residiu no Egipto com sua família e viveu até aos 110 anos, mas antes de morrer, disse aos seus irmãos :
- “Vou morrer ! Mas Deus visitar-vos-á, fazendo-vos voltar deste país, ao país que prometeu por juramento a Abraão, a Isaac e a Jacob”.(Gn.50,24).
Estas palavras de José a seus irmãos são como uma profecia que se havia de cumprir mais de duzentos anos depois.
E a partir daqui vai começar uma nova história do povo hebreu que continua a ser o Povo que Deus escolheu para ser o Seu Povo.
Fonte: Exsurge Domini
Nenhum comentário:
Postar um comentário