segunda-feira, 19 de março de 2012

Medjugorje, a história definitiva (VI): Os videntes – Mirjana.

Medjugorje, a história definitiva (VI): Os videntes – Mirjana.

Mirjana Dragicevic nasceu em Sarajevo no dia 18 de março de 1965. Sua 1ª visão aconteceu no dia 24 de junho de 1981 e, depois de receber o décimo segredo no dia 25 de dezembro de 1982, ela parou de receber aparições diárias. Mirjana disse que ficar longe de Nossa Senhora lhe causava um enorme sofrimento e que elas achavam difícil se separar mesmo depois de terem estado juntas por 45 minutos [1]. Nossa Senhora garantiu a Mirjana que a vidente deveria retornar a sua rotina diária e viver no futuro sem seus conselhos maternais. Ela avisou Mirjana que os primeiros meses sem seus encontros diários seriam muito duros para a vidente, o que de fato se provou. Mirjana entrou em um estado de depressão profunda, evitou o contato com todas as pessoas e se trancou num quarto chorando, esperando que Nossa Senhora aparecesse para ela e lhe chamasse pelo nome. Nossa Senhora lhe deu um grande presente ao prometer que apareceria para Mirjana no aniversário da vidente pelo resto de sua vida. No entanto, um ano é um longo período, visitantes vinham de todas as partes e então Nossa Senhora mudou de ideia. No dia 2 de setembro de 1987, Mirjana recebeu uma locução interna e, desde então, no segundo dia de todo mês, ela recebe uma locução interna ou uma aparição de Nossa Senhora e, algumas vezes, elas rezam juntas pelos que não crêem. A partir do dia 2 de janeiro de 1997, estas visitas deixaram de ser privadas. Mirjana sabe a hora exata em que Nossa Senhora vai aparecer, das 10 às 11 da manhã, e esta reunião mensal é agora aberta ao público.

Mirjana recebeu todos os 10 segredos. Ela alega tê-los recebido de Nossa Senhora num pergaminho que foi examinado por “especialistas lingüísticos” que afirmaram que o mesmo foi escrito numa língua desconhecida. Tal fato é oportuno, pois se este não fosse o caso, os segredos não seriam mais secretos. O único precedente para um documento escrito numa língua desconhecida é o do “Livro de Mórmon”. É de se perguntar por que Nossa Senhora teria dado os dez segredos a Mirjana, que só fala croata, numa língua desconhecida e se por algum milagre a vidente consegue entendê-los. Afirma-se também que, tendo-se analisado o pergaminho via carbono para datação e análise da composição, o mesmo é feito por uma substância desconhecida [2].

Mirjana casou-se com Marko Soldo no dia 16 de setembro de 1989 e tem dois filhos, Marija (nascida no dia 8 de dezembro de 1990) e Verônica (nascida no dia 19 de abril de 1994). Ela está casada e vive em Medjugorje.

Mirjana tem a honra de ser a única vidente a receber uma aparição do demônio. Ele apareceu para ela no dia 14 de abril de 1982 enquanto a vidente esperava por Nossa Senhora. Ele vestia as mesmas roupas usadas por Nossa Senhora, tinha um rosto terrivelmente negro, porém com os traços de Maria. Ele a fitou com seus olhos incandescentes e negros e lhe ofereceu todos os prazeres do mundo, mas Mirjana recusou. Um pouco mais tarde, Nossa Senhora apareceu e disse: “Me desculpe, mas você tinha que vê-lo para saber que ele existe e que você será tentada neste mundo” [3]. Até onde sei, esta é a única ocasião em que Nossa Senhora pediu desculpas a um vidente, e nenhuma explicação é dada do porque ela não ordenou ao demônio que se manifestasse aos outros videntes de Medjugorje para prová-los da sua existência.

[1] Nota da Tradutora. Aqui, o texto não deixa claro se Nossa Senhora também “achava duro” ter que se separar da vidente. É o que parece, apesar de absurdo.

[2] Vide www.medjugorjeusa.org

[3] R. Franken, A Journey to Medjugorje (1999), p. 37.

Medjugorje depois de 21 anos – 1981-2002 – A História Definitiva, Michael Davies. Tradução de Patrícia Medina.
Fonte: Frates in Unum

Nenhum comentário:

Postar um comentário