quinta-feira, 29 de março de 2012

Papa se comove em encontro com Missionárias de Madre Teresa

Papa se comove em encontro com Missionárias de Madre Teresa

Havana (Quarta-feira, 28-03-2012, Gaudium Press) Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, em entrevista coletiva de imprensa, comentou acontecimentos do segundo dia do Papa Bento XVI em Cuba.

Segundo Padre Lombardi, mesmo sem discursos públicos previstos, o dia de Bento XVI foi intenso.

Bento XVI visitando missionárias de
Madre Teresa de Calcutá
Houve, porém, um momento que deverá permanecer na memória dos cubanos muito especialmente: o Santo Padre rezando no Santuário Nacional da Virgem da Caridade do Cobre.

Para o sacerdote jesuíta, "Este foi o momento central, a razão de sua viagem".

Outro momento desse dia comoveu, desta vez, o próprio Papa. Foi o encontro que Bento XVI teve no Seminário São Basílio Magno, em Santiago de Cuba, com cerca de 10 missionárias de Madre Teresa de Calcutá.

Quando estas freiras se consagram à vida religiosa, elas recebem a incumbência de, diariamente, rezar por um sacerdote. E entre as religiosas que estiveram com o Papa nesse encontro estava uma freira indiana que há 20 anos reza por ele, ainda desde a época em que o Pontífice ainda era apenas o Card. Ratzinger.

"O Papa estava comovido por encontrar essa pessoa que reza por ele", afirmou o Diretor da Sala de Imprensa do Vaticano.

Padre Lombardi ressaltou a importância do encontro pessoal entre o Santo Padre e Raul Castro: um momento cordial e sereno. A situação do povo cubano e as expectativas da Igreja para continuar sua missão foram os temas. O encontro durou cerca de 40 minutos e nele foi feito um pedido especial a Castro: a possibilidade do reconhecimento por parte do governo da Sexta-feira Santa como feriado - assim como, 14 anos atrás, João Paulo II fez o mesmo pedido em relação ao dia do Natal, e foi atendido. Pe. Lombardi não tinha detalhes a respeito das "temáticas de caráter humanitário" debatidas no encontro.

Ao fazer uma avaliação deste segundo dia do Papa em Cuba, Padre Lombardi declarou que tudo transcorreu "muito positivamente". (JSG)
Fonte: Gaudium Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário