sábado, 25 de fevereiro de 2012

O Regresso a Terra Natal

O Regresso a Terra Natal

Fonte: Lista Exsurge Domini
Autor: John Nascimento
Transmissão: Rogério Hirota


Tendo José ouvido o suficiente para saber alguma coisa de seu pai e de seu irmão Benjamim, Simeão ficou como resgate e seus irmão voltaram ao seu país, como nos conta a Bíblia no capítulo 42, 25-38.

“José ordenou, então, que enchessem as suas bagagens de trigo ; que pusessem o dinheiro de cada um no seu saco e que lhes dessem provisões para a viagem.

Tudo isto foi executado. Carregaram o trigo nos jumentos e partiram.

Na estalagem, ao abrir o saco para dar de comer ao jumento, um deles encontrou o dinheiro que estava na boca do saco. E disse aos seus irmãos :

Devolveram-me o dinheiro; está aqui no meu saco.

Desfaleceu-lhes o coração e olharam uns para os outros, atemorizados, dizendo :

O que é isto que Deus nos fez ?

Chegando junto de Jacob, seu pai, no país de Canaã, contaram-lhe tudo o que lhes tinha acontecido, nestes termos :

O homem que é senhor do país falou-nos com dureza; tratou-nos como espiões que vão explorar o país.

Nós dissemos-lhe : Somos pessoas honestas, nunca fomos espiões. Somos doze irmãos, filhos do mesmo pai ; um já não vive e o mais novo está agora com o nosso pai no país de Canaã.

E o homem que é senhor do país respondeu-nos :

Reconhecerei que sois sinceros se deixardes junto de mim um de vós ; tomai o que é preciso para as necessidades das vossas famílias e parti ; depois trazei-me o vosso irmão mais novo. Saberei assim que não sois espiões e que sois pessoas honestas. Entregar-vos-ei o vosso irmão e podereis circular no país, fazendo as vossas compras”.

Ao esvaziarem os seus sacos, todos eles encontraram o dinheiro dentro dele ; à vista desse dinheiro, tanto eles como o pai estemeceram. Então Jacob, seu pai, disse-lhes :

Privais-me dos meus filhos ! José desapareceu, Simeão desapareceu e quereis tirar-me Benjamim ! É sobre mim que tudo isto cai.

Ruben disse ao pai :

Tira a vida aos meus dois olhos se eu to não trouxer ; entrega-o nas minhas mãos e trazê-lo-ei para junto de ti.

Jacob respondeu :

O meu filho não irá convosco ; porque o seu irmão já não existe e só ele ficou. Se lhe acontece algum mal durante a viagem que ides fazer, os meus cabelos brancos desceriam ao túmulo sob o peso da dor.
Fonte: Exsurge Domini

Nenhum comentário:

Postar um comentário