sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Os discípulos de Emaús

Os discípulos de Emaús

Fonte: Lista Exsurge Domini
Autor: John Nascimento
Transmissão: Rogério Hirota (SacroSancttus)

“Não estava o nosso coração a arder cá dentro, quando Ele nos falava pelo caminho”. (Lc.24,32).

Os que não acreditavam em Jesus, não reconheciam que Ele estava a cumprir as Escrituras, mas isso também acontecia com os Seus discípulos.

Os Evangelhos mostram que através do “ministério público” de Jesus, os Apóstolos não O entendiam a Ele nem à sua missão.

Eles esperavam, sim, que Jesus cumprisse as suas ideias de um Messias como um rei da terra.

Só à luz da Sua morte e Ressurreição eles começaram a compreender quem era verdadeiramente o seu Mestre.

A história dos dois discípulos de Emaús é a prova desta profunda incompreensão de Jesus, numa incompreensão clara da Escritura.

Aqueles homens confusos, desencorajados e talvez algo desanimados, caminhando de Jerusalém para Emaús, devem ter sentido que as suas esperanças estavam abaladas, porque aquele Messias terreno, como eles o consideravam, morreu na cruz.

Nós podemos compreender o seu desapontamento e a sua tristeza :

- “Nós esperávamos que fosse Ele Quem libertasse Israel, mas, com tudo isto, já lá vai o terceiro dia desde que se deram estas coisas...”.(Lc.24,21).

Mas o Jesus ressuscitado – que eles não reconheceram – mostrou-lhes que as Escrituras falavam dum Messias que havia de sofrer e de morrer.

A excitação destes discípulos cresceu à medida em que eles realizavam que as suas esperanças não tinham morrido.

E então, naquele sacramental momento do “partir do pão”, abriram-se-lhes os olhos e eles reconheceram quem era aquele estrangeiro que lhes apareceu no caminho e lhes explicou as Escrituras, mas já era tarde para novas explicações, porque Jesus desapareceu da sua presença.

Eles sentiram então uma grande alegria e disseram :

- “Não estava o nosso coração a arder cá dentro, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras”?(Lc.24,32).

Eles voltaram imediatamente para Jerusalém, e encontraram reunidos os onze e os seus companheiros, que lhes disseram :

- “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão”.(Lc.24,34).

Ora era isto mesmo que eles lhes queriam contar porque o Senhor se-lhes tinha também mostrado no caminho para Emaús.

E o melhor desta história é que ela não aconteceu apenas uma vez, há já 2.000 anos, a dois homens da Palestina.

Nós também nos reunimos com Jesus de cada vez que lemos e estudamos a Bíblia e fazemos parte do partir do pão que é a Eucaristia.

Será que também nós sentimos a mesma alegria, todas as vezes que descobrimos que na Eucaristia está Jesus a revelar-Se a Si mesmo e nos comunica o mesmo desejo de O recomendar aos nossos irmãos ?

Esta é, afinal, a grande revelação da Sagrada Escritura – a Bíblia – conhecer e dar a conhecer Jesus, o Messias, o enviado para O reconhecermos e o seguirmos.

Se a leitura da Bíblia, não nos aponta este caminho, estamos em caminho errado.
Fonte: Exsurge Domini

Nenhum comentário:

Postar um comentário