sábado, 25 de fevereiro de 2012

Segunda viagem ao Egito

Segunda viagem ao Egito

Fonte: Lista Exsurge Domini
Autor: John Nascimento
Transmissão: Rogério Hirota


Perante a fome que se fazia sentir, Jacob teve que enviar de novo os seus filhos ao Egipto para comprarem trigo, mas antes havia o problema de Benjamim para resolver, como nos conta a Bíblia no Capítulo 43.

“Entretanto a fome pesava sobre o país. Quado consumiram todo o trigo que tinham trazido do Egipto, o pai disse-lhes :

Voltai e comprai-nos alguns víveres. Judá respondeu-lhe :

Aquele homem falou categoricamente e disse-nos : Não torneis à minha presença sem que esteja convosco o vosso irmão. Se consentes que o nosso irmão vá connosco, então iremos comprar víveres. Mas se não o deixares, não podemos lá voltar, pois aquele homem disse-nos : Não aparecereis diante de mim se não vierdes acompanhados pelo vosso irmão.

E Israel, replicou :

Porque procedeste mal para comigo, informando esse homem de que tínheis ainda um irmão ?

Responderam-lhe : Aquele homem fez muitas perguntas, a nosso respeito e da nossa família, dizendo : Vosso pai vive ainda ? Tendes mais alguns irmãos ? E nós respondemos às suas perguntas. Podíamos prever que ele diria – fazei vir o vosso irmão ?

E Judá respondeu a Israel, seu pai :

Deixai ir o menino comigo, a fim de que possamos partir ; e assim viveremos, nós, tu, e os nossos filhos, em vez de morrermos. Sou eu que respondo por ele ; é a mim que o reclamarás ; se eu não o trouxer e não o puser diante de ti, declarar-me-ei culpado para contigo, para todo o sempre. Se não tivéssemos demorado tanto, já estávamos de volta pela segunda vez.

Israel, seu pai, disse-lhe :

Visto que é assim, está bem ! Fazei isto : metei nas vossas bagagens os melhores produtos do país e levai-os como homenagem a esse homem : um pouco de bálsamo, um pouco de mel, aromas, ládano, pistácias e amêndoas. Levai também convosco dinheiro em dobro, para restituir a soma que encontrastes na boca dos sacos, certamente por engano. Levai o vosso irmão e preparai-vos para voltar à presença desse homem. Que Deus, Todo Poderoso vos faça encontrar compaixão junto desse homem, a fim de que vos entregue o vosso irmão Benjamim. Quanto a mim se devo ser privado dos meus filhos, paciência, que eu seja privado deles.

Os homens pegaram no presente, muniram-se com o dobro do dinheiro e levaram Benjamim. Puseram-se a caminho, chegaram ao Egipto e apresentaram-se diante de José.

Logo que José viu Benjamim entre eles, disse ao seu intendente : Manda entrar esses homens em minha casa e acomoda-os ; manda matar um animal e prepara-o porque esses homens comerão comigo ao meio-dia.

O intendente obedeceu às ordens e introduziu os viajantes na casa de José, eles alarmaram-se e disseram : É por causa do dinheiro reposto nos nossos sacos, da outra vez, que nos trouxeram para aqui, para nos agredirem caindo sobre nós, para nos escravizarem e apoderarem-se dos nossos jumentos.

Aproximaram-se do homem que governava a casa de José e falaram-lhe à entrada da casa, dizendo : Perdão, senhor ! Já aqui estivemos uma vez para comprar víveres. Ora aconteceu que, ao chegarmos a uma estalagem, abrimos os nossos sacos e encontrámos o dinheiro de cada um à entrada de cada saco – o nosso próprio dinheiro. Temo-lo nas mãos e trouxemos connosco uma outra quantia para comprar víveres. Não sabemos quem tornou a pôr o nosso dinheiro nos nossos sacos.

Disse-lhes ele : Tranquilizai-vos, não vos atemorizeis. O vosso Deus, o Deus do vosso pai, é que vos fez encontar um tesouro nos vosos sacos ; o vosso dinheiro foi-me entregue. E trouxeram-lhe Simeão.

O intendente mandou-os entrar na casa de José; deram-lhe água para lavarem os pés e deram forragem aos seus animais.. Enquanto esperavam José, que devia chegar ao meio-dia, prepararam o presente, porque tinham-lhes dito que comeriam ali.

Quando José entrou em casa, levaram-lhe o presente que haviam trazido e inclinaram-se até à terra diante dele.

José informou-se da sua saúde e depois disse :

Como está o vosso pai, esse ancião do qual me falastes ? Ainda é vivo ?

Eles responderam : O teu servidor, nosso pai, está de saúde e vive ainda.

Então inclinaram-se, prostrando-se.

Levantando os olhos, José viu Benjamim, seu irmão, filho de sua mãe e disse : É este o vosso irmão mais novo, do qual me falastes ?

E continuou : Que Deus te seja favorável, meu filho,!

E José apressou-se a sair, porque ficou enternecido à vista de seu irmão e tinha necessidade de chorar ; entrou no gabinete e chorou. Depois lavou o rosto e voltou a sair. Então procurando dominar-se disse : Servi a refeição.

Serviram-lhe a refeição em três mesas separadas, numa, a José, na outra aos irmãos e na terceira aos egípcios ; porque não é permitido aos egípcios comer com os hebreus, pois isto é uma abominação no Egipto.

Sentaram-se à mesa diante dele, o primogénito segundo a sua idade, e o mais novo segundo a sua ; e os homens olharam uns para os outros com assombro. José mandou-lhes dar porções da sua mesa, mas a porção de Benjamim foi cinco vezes maior do que a dos outros.

Beberam e alegraram-se todos juntos.
Fonte: Exsurge Domini

Nenhum comentário:

Postar um comentário